05/08/2022 às 18:11 casamento Dicas

#voucasar, e agora?

251
12min de leitura

Agora que deram um passo mais para o grande dia, que tal entender melhor como ele vai ser?

Cada casamento é único. Só seu. Quase Nada é obrigatório!

Você não precisa passar a gravata... se não quiser.

Você não precisa entrar com seus pais... se não quiser.

Os padrinhos não precisam ter uma entrada separada dos demais convidados... se não quiser.

Não crie um cronograma gigante, cheio de protocolos que não fazem sentido para vocês. Pense sobre:

Entrada dos pais

Entrada dos padrinhos

Entrada de daminhas e pajens

Entrada dos noivos

Entrada das alianças

Saídas da cerimônia

Corte do bolo

Jogar o buquê

Corte da gravata

Isso sem falar na decoração...

São muitos protocolos que PODEM fazer parte do seu grande dia. Mas não significa que PRECISAM fazer, se não fizer sentido pra vocês. Exceto quando o casamento é na igreja, que tem alguns protocolos que são obrigatórios (mas são bem poucos), o restante pode ser da forma que vocês quiserem! 

Exemplos:

A noiva pode entrar sozinha (ou os noivos podem entrar juntos);

Os noivos podem se ver prontos antes da cerimônia (pesquise sobre #firstlook)

Há tanto o que fazer para planejar algo personalizado, do jeitinho de vocês. Repito: Não faça algo só porque todo mundo faz!

Dito isso, vamos entender como funciona algumas das partes mais importantes sobre a fotografia do casamento?

O ensaio Pré Wedding

É de extrema importância que estejamos conectados no dia do casamento, por isso considero o ensaio pré wedding essencial, pois iremos nos conhecer melhor, conversar e dar muitas risadas. Além disso é um dia para vocês se conectarem, trocar muitos carinhos e palavras doces. 

Com o resultado dessas fotos vocês vão perceber o que gostam mais, na questão de ângulos, poses, etc, e vão chegar afiados no dia do casamento, já entendendo o que funciona melhor pra vocês. 

Já imaginou aquela foto que vocês querem ver em um quadro enorme na sala por muitos anos? O sonho NÃO TEM DISTÂNCIA. Quero fazer fotos incríveis e que vocês se orgulhem de mostrá-las... Exatamente aquelas fotos que vocês sonham nos quadros.

Eu fotografo em qualquer lugar e em qualquer condição! 

No final deste post deixei mais dicas sobre o ensaio pré wedding, para ajudar vocês nas escolhas deste dia :)

O making of da noiva

Seja em um grande salão de beleza, em um hotel ou na casa da noiva, o que importa é registrar estes momentos antes do sim. 

A preparação, que começa horas antes da cerimônia, cada detalhe escolhido conta a história do seu grande dia e merece ser registrado.

Sugiro que a noiva fique pronta com pelo menos uma hora de antecedência à cerimônia (sem contar o deslocamento) para que possamos fazer um mini ensaio da noiva prontíssima. Afinal este é o momento em que tudo estará perfeito e com um pouquinho de tempo conseguimos fazer registros incríveis!

Dicas para ficar calminha e aproveitar da melhor forma o seu dia da noiva:

- fazer refeições leves e tentar dormir bem na noite anterior

- escolher com cuidado o local do dia da noiva (conforto, logística, estética...)

- escolher excelentes profissionais responsáveis pela beleza da noiva;

- fazer o teste de maquiagem e cabelo com antecedência de algumas semanas, pelo menos;

- confiar em todos os profissionais escolhidos para este dia;

- ter uma equipe responsável pela organização do evento, que possa tomar decisões pelos noivos (de novo, confiança!);

- separar uma boa playlist e aproveitar o momento!

O making of do noivo

O casamento é algo vivido à dois, né?!Então porque deixar de fora esse capítulo da história? Seja em uma barbearia, em casa, ou até mesmo em um pub (por que não?), convide seus padrinhos, pai, irmãos e/ou amigos e viva intensamente esse momento, porque você faz parte do elenco principal.Não pense que vai estar apenas posando para fotos... muito pelo contrário. É um olhar discreto sobre o que estiver acontecendo, registro dos detalhes escolhidos e a direção entra na hora em que for se vestir, para que o noivo também tenha retratos do seu grande dia,Se haver convidados esta etapa é de descontração. A ideia é registrar a interação entre vocês e posar apenas para algumas fotos.

A cerimônia

O grande momento... Todos a aguardam ansiosos o início da cerimônia. Os olhares, as espiadelas, os carinhos entre os noivos e os convidados, tão discretos que passam despercebidos pela maioria dos que estão ali. E eu? Quero registrar tudo o que for possível!

As lágrimas, os sorrisos, daqueles amigos e familiares tão queridos, que muitas vezes vieram de longe para este momento tão especial, que estará gravado por muitos e muitos anos em um álbum que será uma herança para esta família que está se formando.

Neste momento vocês não devem se preocupar em olhar para as câmeras. Muito pelo contrário. Costumo brincar que eu abaixo a câmera se alguém olhar para ela durante a cerimônia. Este é o momento de vocês estarem conectados com a celebração, lembrando sempre de estar bem juntinhos para que as fotos fiquem lindas.

Se a cerimônia for ao ar livre normalmente os noivos querem se casar com uma luz de final de tarde, bem maravilhosa. Então muito cuidado: Neste caso a palavra chave é PLANEJAMENTO.

Precisamos de tempo. Não tem como fazer fotos lindas na correria. Precisamos todos ter calma, para os noivos estarem relaxados e ficarem à vontade nas fotos. Se tiverem preocupados com o tempo isso não vai acontecer. Por isso é preciso planejar os horários com muito cuidado. Inclusive eu recomendo que programem a cerimônia para que ela acabe cerca de 30 minutos antes do sol se por, e que coloquem no convite que a cerimônia começa 30 minutos antes do que você realmente deseja que aconteça. SEMPRE acontece de alguém muito importante atrasar (já aconteceu comigo: pai do noivo, madrinha, daminha, músico e até o PADRE).Então se, por exemplo, o sol irá se pôr as 18h45min no dia do seu casamento (pesquise o horário no dia correto do seu casamento. Muitos sites disponibilizam esta informação) e a cerimônia está programada para durar 50 minutos, recomendo que coloque no convite que o casamento iniciará às 17:00. Desta forma mesmo que alguém atrase ainda há margem de tempo para que tudo ocorra conforme o planejado. E caso, por um milagre, ninguém atrasar, nós atrasamos uns 10 minutinhos apenas e a cerimônia acaba naquela luz linda do pôr do sol, sobrando ainda uns minutinhos para começar o ensaio pós cerimônia na luz do dia.

O ensaio pós cerimônia

Após a cerimônia, enquanto os convidados se acomodam no local da recepção, faremos um mini ensaio que eu chamo de "Ensaio pós cerimônia".Ele pode ser feito no local da cerimônia e leva cerca de 30 minutos (que estarão no cronograma feito pela sua equipe de cerimonial) e faremos fotos bem direcionadas e mais posadas, devido ao tempo ser curto e também aos trajes, mas da forma mais descontraída possível.Essas fotos são as queridinhas do dia e normalmente é deste momento que sai a foto escolhida para a capa do álbum.Eu vou direcionar vocês a todo momento para termos as fotos mais lindas possíveis!

A recepção

Agora é a hora de relaxar!

A recepção é muito individual. Cada casal escolhe um jeito diferente para este momento. Há quem queira fazer fotos posadas com todos os convidados e outros que querem apenas fotos mais espontâneas. O que eu faço? Registro tudo conforme o casal quer!

Agora você pode pensar "Como eu faço para planejar tudo isso? Minha dica é: Imagine o dia do seu casamento, desde a hora em que você acorda a até a hora de ir dormir.

O que você quer que aconteça em cada momento?Onde você quer que cada etapa ocorra?

O que vai precisar para que saia conforme você queira (desde as roupas, comidas/bebidas, músicas, pessoas que estarão contigo (ou não)

De que momentos as fotos são essenciais para você?Parece muita coisa? Ficou com dúvidas? Eu te ajudo! Fazemos reuniões, conversamos muito no whatsapp, explico cada etapa dando dicas de como tudo pode fluir melhor no dia...Se planejar direitinho e tiver bons profissionais ao seu lado pode ter certeza que seu dia será incrível!


Agora vamos a mais dicas sobre o pré wedding!

Sobre o local eu recomendo aos casais que estão em dúvida sobre onde fotografar: pensem em atividades que gostam de fazer juntos (um esporte; um instrumento; um lugar que sempre vão e se sentem bem; uma refeição que amam...);

Quais lugares são marcantes na história do casal? Onde se conheceram? Onde deram o primeiro beijo e/ou começaram a namorar? Quais lugares lhes representam como casal? Quais lugares vocês mais amam ir? Pode ser um restaurante, um sítio da família, a casa da vó, um lugar para ver o pôr do sol, a praia que mais amam... enfim, aqui vocês têm que pensar um pouquinho e definir o que se encaixa melhor na história de vocês. Nem tudo é sobre beleza. O lugar é o que menos importa, desde que haja história e conexão!

Uma outra possibilidade é escolher um lugar que vocês sempre sonharam em ir mas ainda não se planejaram para isso. Estão enrolando e deixando para depois. Então, meus queridos: a hora pode ser agora! Que tal alugar uma pousada com uma vista incrível e aproveitar para fazer fotos lá? Ou uma quartinho de hotel bem simples em uma cidade com vistas estonteantes? O sonho não tem distância. Podemos nos planejar e fazer tudo acontecer! Deixei neste link uma listinha com várias propriedades lindíssimas que podemos usar como locação do seu ensaio.

Antes do ensaio é importante confirmar se há liberação para fotografar no local escolhido e verificar a rota e quanto tempo leva para chegar até lá.E tão importante quanto o local é saber a melhor hora para fotografar nele. Um exemplo: sonha com fotos incríveis no pôr do sol na praia? Um mal planejamento pode nos fazer chegar lá e descobrir que o sol se põe atrás de prédios/montanhas e a luz nada se parece com as dos seus sonhos. Pesquisar sobre os locais e a melhor luz deles é fundamental.Em relação a data eu gosto de fazer o pré wedding em uma data não tão distante do casamento, pois usamos este dia para descontrair, brincar, tirar a ansiedade que inevitavelmente está presente e vai crescendo, quanto mais próximo do dia do casamento. Recomendo cerca de 45 dias antes do casamento, mas é claro que, levando em consideração as primeiras dicas esse tempo pode ser maior ou menor.


Agora sobre roupas e afins: Make, unhas e cabeloMuitas mulheres tem dúvidas sobre a maquiagem. Recomendo que você opte pela naturalidade, sem excessos, mas com a sua pitada de gosto pessoal.

Um ensaio diurno, na natureza, não pede maquiagem muito carregada. Queremos um olhar marcante, mas não há necessidade de colocar cílios postiços, a não ser que você use eles sempre. Queremos destacar sua beleza natural. Não esqueça de levar junto o batom utilizado, para eventuais retoques.

Ah, lembre-se de disfarçar cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras, etc. No tratamento é possível amenizar algumas coisas, mas, se exagerado, pode deixar as feições artificiais, então, caso você não esteja satisfeita com a maquiagem, é melhor refazer. Nunca deixe de falar para os profissionais de beleza se você não gostar de algo. Você tem que estar se achando maravilhosa!

Unhas dos pés e das mãos bem feitas garantem belos closes.O cabelo também pode seguir a linha do mais natural possível, começando solto (se você quiser/gostar) e prendendo de diferentes formas durante o ensaio. Acessórios para o cabelo são muito bem vindos;Homens: uma barba feita com capricho é essencial para belas recordações, mas também tome cuidado com as unhas. Eu gosto bastante de mostrar as mãos nas fotos, pois elas dizem muito.


Os looks: Tenho certeza que o amor que existe entre vocês é muito mais bonito do que qualquer roupa do mundo, mas…Aconselho vocês a separarem os looks com calma (pelo menos com dois dias de antecedência ao ensaio) e levá-los já montados (acessórios, roupas e sapatos) pois isso facilita a organização e seleção dos cenários (que podem ser definidos de acordo com os looks). Mulheres que vão fotografar com marido/namorado: os ajudem na escolha dos looks para harmonizarem com os seus ;)

Escolham 1 ou 2 looks diferenciados, que casem entre si e, principalmente, que tenham a sua cara, deixando-os à vontade.Recomendo que seja um look com uma pegada mais esporte chique e outro mais descontraído. Dependendo do local sapatos não são necessários (na praia ou dentro de casa, por exemplo).

Vão vestidos já com o primeiro look e levem um sapato confortável para deslocarem-se até o cenário ideal;

Prefiram roupas com cores mais neutras ou com cores sólidas que se complementem e que ao mesmo tempo se destaquem da paisagem. Por exemplo: se vamos fotografar na praia escolha cores que se destaquem dos tons claros da areia/mar. Cores fortes e coloridas, por exemplo. Já, se for no meio do verde, em um ambiente mais escuro, as cores mais claras se destacarão mais.

Estampas podem ser usadas, mas dependendo do cenário não fica muito legal (homens: camisas com marcas/estampas grandes não ficam legais!). Dica: se uma pessoa estiver com estampa fica lindo se a outra pessoa vestir algo neutro (uma cor que esteja presente na estampa dela). Vistam-se como se sentirem bem (confortáveis e elegantes);

Levem os looks já separados e algumas peças extras para termos algumas outras opções;As roupas são complementos essenciais para registrar sua bela história de amor, então tenha bastante atenção no que forem vestir, para que se sintam a vontade, e ao mesmo tempo lindos;

Vestidos e saias longas de tecidos leves ficam incríveis nas fotos (fica a dica)…TECIDOS: Muitos tecidos amassam mais do que o normal, e não há como corrigir roupa amassada na pós produção, então minha dica aqui é para que preste atenção nisso na hora de separar os looks e se for algo que tenha tendência a amassar, leve com muito cuidado e um ferro de passar com o que for precisar para fazer isso também pode ajudar ;)

Mulheres: cuidado com a lingerie. Use uma que não apareça na roupa, e, se for usar roupas que não necessitem delas, não as usem nas horas que antecedem o ensaio para não ficar marcado.

Eu amo looks desconstruídos e estilosos. Uma jaqueta que normalmente você não usaria com um vestido; um coturno com look mais social; chapéu, lenço/cachecol... enfim. Acessórios e terceiras peças deixam o look muito mais interessante. Criei uma pasta com referências no pinterest. Clique aqui para acessar :)

Na hora dos cliques:

Eu dificilmente peço poses pré determinadas, mas sim muita interação entre vocês… Sempre vou direcionar vocês para que estejam na melhor postura e ângulo, e então dou alguns comandos para que haja uma interação natural entre vocês, e não algo estático. Por isso eu peço desde já que se preparem para se divertir e para interagirem muito. Quero registrar o melhor de vocês, a forma como fazem carinho um no outro, como se olham, como andam, então quando ouvirem os cliques da câmera tentem não prestar atenção ou interromper o momento que estão vivendo, continuem a conversa, o carinho, a risada, sem olhar para mim. Vivam o momento!

Suas ideias são muito bem-vindas, então sintam-se à vontade para perguntar, sugerir e demonstrar seus desejos, que farei o possível para realizá-los.

O clima: Muitas das minhas melhores fotos foram feitas em dias nublados, então, caso não esteja um dia lindo de sol fiquem tranquilos. Se chover? Dependendo do local escolhido caso chova não é possível fazer o ensaio, então ficaremos de olho na previsão do tempo e vamos nos falando nos dias que antecederão a data escolhida, e, se necessário, remarcaremos.

Outras opções para dias de chuva são fotos internas (em casa, cafeterias, pubs, livrarias, etc). Opções não faltam, mas lembrem da dica acima, de ter a ver com a sua história. E digo mais… se vocês toparem podemos fazer as fotos na chuva mesmo. Aposto que será o ensaio mais inusitado, e inesquecível, que você verá.


Dicas extras:

O ensaio é externo e de dia? Não esqueça de passar protetor solar antes da maquiagem;Levar repelente nunca gera arrependimentos;Leve água e algum lanchinho (frutas, barra de cereal/proteína) para não lhes faltar energia;

Tentem dormir bem na noite anterior, hidratem-se bem no dia do ensaio e também no que o antecede e tenham uma alimentação leve;

O clássico nunca sai de moda, então nem sempre fotos com certos acessórios são uma boa opção (balões, fumaça, etc).

As fotos tem que ter a cara de vocês e contar a sua história, então antes de decidir por levar algo diferente, que tal analisar se isso os representa?

Veja um ensaio na chuva aqui

Veja um ensaio no sítio da família aqui

Veja um ensaio em dia nublado aqui

Veja fotos de ensaio budior aqui

Veja fotos com pôr do sol aqui

Espero que as dicas tenham sido úteis para você neste momento. Mas fique à vontade para me chamar e esclarecer tudo que quiser, tá?! :)

Estou à disposição para ajudar em tudo que estiver ao meu alcance para que o seu casamento seja melhor do que espera, e para que se lembrem de mim por muitos anos, da melhor maneira possível!

05 Ago 2022

#voucasar, e agora?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento dicas para casamento dicas pre wedding planejamento casamento vou casar e agora

Quem viu também curtiu

01 de Jan de 2022

30 Fotos de gestantes em casa para se inspirar

12 de Ago de 2022

Guia do ensaio perfeito

26 de Nov de 2017

O almoço de primeira comunhão mais lindo que você verá!