12/08/2022 às 01:10 Dicas

Guia do ensaio perfeito

734
5min de leitura

Eu sempre converso com os meus clientes sobre os ensaios, explico como será a sessão e dou dicas para fazermos boas fotos, então resolvi fazer um compilado aqui. Não deixe de ler tudinho com atenção, pois garanto que valerá a pena! As dicas estão mais direcionadas para casais, mas servem para qualquer tipo de ensaio =)

Dicas para o seu ensaio ser incrível

Make, unhas e cabelo:

Muitas mulheres tem dúvidas sobre a maquiagem. Recomendo que você opte pela naturalidade, sem excessos, mas com a sua pitada de gosto pessoal. Um ensaio diurno, na natureza, não pede maquiagem muito carregada, mas um olhar marcante pede um rímel e o batom ajuda a destacar sua beleza. Não esqueça de levar junto o batom utilizado, para eventuais retoques. Ah, lembre-se de disfarçar cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras, etc. No tratamento é possível amenizar algumas coisas, mas, se exagerado, pode deixar as feições artificiais, então, caso você não esteja satisfeita com a maquiagem, é melhor refazer a seu gosto;

Unhas bem cuidadas é essencial, pois elas sempre aparecem nas fotos;

O cabelo também pode seguir uma linha mais natural, sem exageros. Sugiro começar com ele solto (se você quiser) e prender de diferentes formas durante o ensaio. Acessórios para o cabelo são muito bem vindos;

Homens: uma barba feita com capricho é essencial para belas recordações, mas também tome cuidado com as unhas, pois gosto bastante de mostrar as mãos nas fotos, pois elas dizem muito.

Os looks:

Tenho certeza que o amor que existe entre vocês é muito mais bonito do que qualquer roupa do mundo, mas…


Aconselho vocês a separarem os looks com calma (pelo menos com dois dias de antecedência ao ensaio) e levá-los já montados (acessórios, roupas e sapatos) pois isso facilita a organização e seleção dos cenários (que podem ser definidos de acordo com os looks). Mulheres que vão fotografar com marido/namorado: os ajudem na escolha dos looks para harmonizarem com os seus ;)

Escolham 2 ou 3 looks diferenciados, que casem entre si e, principalmente, que tenham a sua cara, deixando-os à vontade;

Vão vestidos já com o primeiro look e levem um sapato confortável para deslocarem-se até o cenário ideal;

Prefiram roupas com cores mais neutras ou com cores sólidas que se complementem. Estampas podem ser usadas, mas dependendo do cenário não fica muito legal (homens: camisas com marcas/estampas grandes não ficam legais!). Dica: se uma pessoa estiver com estampa fica lindo se a outra pessoa vestir algo neutro (tons claros, que tenham na estampa dela). Vistam-se como se sentirem bem (confortáveis e elegantes);

Levem os conjuntos do que forem utilizar já separados e algumas peças extras para termos algumas outras opções;

As roupas são complementos essenciais para registrar sua bela história de amor, então tenha bastante atenção no que forem vestir, para que se sintam a vontade, e ao mesmo tempo lindos;

Vestidos e saias longas de tecidos leves ficam incríveis nas fotos (fica a dica)…

TECIDOS: Muitos tecidos amassam mais do que o normal, e não há como corrigir roupa amassada na pós produção, então minha dica aqui é para que preste atenção nisso na hora de separar os looks e se for algo que tenha tendência a amassar, leve com muito cuidado e um ferro de passar com o que for precisar para fazer isso também pode ajudar ;)

Mulheres: cuidado com a lingerie. Use uma que não apareça na roupa, e, se for usar roupas que não necessitem delas, não as usem nas horas que antecedem o ensaio para não ficar marcado.

Ainda está em dúvida sobre os locais das fotos? Aqui vão algumas dicas:

O local onde um de vocês cresceu, se conheceu, ou que marcou algum acontecimento importante da vida de vocês trará muito mais emoção para quando forem rever as fotos futuramente. Qualquer lugar rende boas fotos, mas um lugar que conte a sua historia rende fotos únicas;

Antes do ensaio é importante confirmar se há liberação para fotografar no local, verificar a rota e quanto tempo leva para chegar até lá, para um planejamento certeiro;

Tão importante quanto o local é saber a melhor hora para fotografar nele. Um exemplo: sonha com fotos incríveis no por do sol na praia? Um mal planejamento pode nos fazer chegar la e descobrir que o sol se põe atrás de prédios/montanhas e a luz nada se parece com as dos seus sonhos. Pesquisar sobre os locais é fundamental.

Neste link eu reuni várias inspirações de fotos de casais em locais "não óbvios" (além do tradicional praia/campo).

Na hora dos cliques:

Nos ensaios de casal, principalmente, não peço poses, e sim muita interação entre vocês… dou as dicas do que fazer, para onde olhar/caminhar, correr (por que não?!) e vou clicando. O que eu peço desde já é para que se preparem para se conectar. Quero registrar o melhor de vocês, a forma como fazem carinho um no outro, como se olham, como andam, então quando ouvirem os cliques da câmera tentem não prestar atenção ou interromper o momento que estão vivendo, continuem a conversa, o carinho, a risada, sem olhar para mim. Vivam o momento!

E suas ideias são muito bem-vindas, então sintam-se à vontade para perguntar, sugerir e demonstrar seus desejos, que farei o possível para realizá-los. 

Extras:

O ensaio é externo e de dia? Não esqueça de passar protetor solar antes da maquiagem;Levar repelente nunca gera arrependimentos;

Leve água e algum lanchinho (frutas, barra de cereal/proteína) para fazer no meio da sessão e não faltar energia para continuarmos a fazer fotos lindas :)

Tentem dormir bem na noite anterior, hidratem-se bem no dia do ensaio e também no que o antecede e tenham uma alimentação leve;O clássico nunca sai de moda, então nem sempre fotos com certos acessórios são uma boa opção (balões, fumaça, etc). As fotos tem que ter a cara de vocês e contar a sua historia, então antes de decidir por levar algo diferente, que tal analisar se isso os representa?

O clima: Muitas das minhas melhores fotos foram feitas em dias nublados, então, caso não esteja um dia lindo de sol fiquem tranquilos. Se chover? Dependendo do local escolhido, se chover não é possível fazer o ensaio, então ficaremos de olho na previsão do tempo e vamos nos falando nos dias que antecederão a data escolhida, e, se necessário, remarcaremos;

Outras opções para dias de chuva são fotos internas (em casa, cafeterias, pubs, livrarias, floriculturas, lembrando aqui de novo sobre estas referências de locais diferentes, que podem render algumas ideias legais). Opções não faltam, mas lembrem da dica acima, de ter a ver com a sua história. E digo mais… se vocês toparem podemos fazer as fotos na chuva mesmo. Aposto que será o ensaio mais inusitado, e inesquecível, que você verá.

Estou à disposição para ajudar em qualquer etapa. E quando estiver chegando o dia do ensaio quero ver os looks escolhidos, tá?!

Estas são as minhas dicas para você não precisar se preocupar com mais nada na hora das fotos. Apenas viver o momento, se divertir e arrasar!

Se você gosta do meu trabalho e quer ficar por dentro de todas as novidades sobre Fotos de casamento, ensaios de casal, ensaio pré wedding, trash the dress, elopement wedding, ensaio de gestante e muitas dicas para as noivas siga meu Instagram e curta a Fan Page no facebook :)

12 Ago 2022

Guia do ensaio perfeito

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dias para ensaio fotográfico dicas para fotos planejando um ensaio de fotos Um ensaio fotográfico perfeito

Quem viu também curtiu

01 de Jan de 2022

30 Fotos de gestantes em casa para se inspirar

05 de Ago de 2022

#voucasar, e agora?

26 de Nov de 2017

O almoço de primeira comunhão mais lindo que você verá!